COMO PODEMOS FAZER MUITO MAIS PELO MEIO AMBIENTE


05/06/2021

Mudando hábitos de consumo

Consumismo e geração de lixo andam de mãos dadas! E a obsolescência programada ou "materiais que foram feitos pra não durar" são grandes vilões da atualidade. O consumo rápido de produtos que deveriam ser duráveis, força a substituição cada vez mais rápida de itens programados para ficarem ultrapassados por itens novos. Essa substituição gera um aumento da geração de lixo e aumento do uso de recursos naturais para fabricação de novo itens feitos pra não durar.

A obsolecência programada é facilmente identificada na indústria da moda e da tecnologia com a confecção de itens descartáveis e de eletrônicos que ficam rapidamente desatualizados. Mudar hábitos de consumo optando por não consumir itens novos ou reduzir o consumo para apenas itens essenciais é um caminho para mudar o cenário atual. Conhecer todas as etapas de produção do que você consome também é essencial.

A mudança de hábitos alimentares também está no centro das mudanças que podemos fazer pelo meio ambiente. Cerca de 70% dos alimentos consumidos no país apresentam contaminação por agrotóxico, além do brasileiro consumir em média 5,2 litros do agrotóxico por ano. O uso desse veneno pela agroindústria é responsável pela contaminação de solos e recursos hídricos além dos riscos à saúde humana. A saída é conhecer a origem do seu alimento e todo o processo produtivo envolvido. A produção de alimentos não requer agrotóxicos, por isso, conhecer e consumir  alimentos orgânicos cultivados em sistemas agroecológicos e agrofamiliares é um caminho individual para diminuir os impactos causados pela agroindústria. De forma nacional, existe uma necessidade de revisão urgente da políticas e leis relacionadas ao uso de agrotóxicos. 

Mudando a relação com os recursos naturais

Crises hídricas recorrentes são o resultado da nossa relação com os recursos hídricos e são reflexo do crescente desmatamento para venda de madeira, criação de pastos e monoculturas da agroindústria. Precisamos proteger nossas florestas para garantir nossos recursos hídricos. Precisamos mudar também nossa relação com a principal matriz energética do planeta:o petróleo, que é um recurso finito além de ser um dos maiores poluentes através da sua queima. A mudança da matriz energética global para energias renováveis e que geram menos impactos ao planeta é urgente. É necessário que exijamos políticas públicas que garantam a transição para fontes de energia renováveis.

Mudando o modelo político e socioeconômico

O atual modelo político e socioeconômico de exploração desenfreada de recursos naturais e recursos humanos, aliado a cultura do consumismo, é insustentável num planeta com recursos finitos. Precisamos agir urgentemente em prol de uma mudança global para um modelo de uso sustentável dos recursos naturais que garanta segurança alimentar e ambiental para todos os povos. A destruição do planeta é a destruição da nossa própria espécie.