Entrevista com Iany Oliveira, empreendedor e filho de um dos fundadores do MAV.


26/06/2020

Por: Demétrius Santos

Administrador de empresas por formação e empreendedor por natureza, Iany Souza Oliveira, de 35 anos, atua no setor de construção civil e locação de veículos. Sua empresa gera cerca de 35 empregos diretos e aproximadamente 200 indiretos. Ele é filho do saudoso Dr. Ildes Ferreira (falecido em maio de 2019) sociólogo, ex-secretário de Desenvolvimento Social de Feira de Santana, ex-secretário estadual (BA) de Ciências e Tecnologia e um dos fundadores do Movimento Água é Vida.

Iany, conte-nos um pouco da trajetória do seu pai, de importância e destaque na sociedade feirense.

Meu Pai é minha referência, meu ídolo. Saiu da zona rural de uma cidade pequena do sertão baiano corajosamente, sozinho, sem perspectiva e acreditou em si, através dos estudos e principalmente do interesse em ajudar ao próximo, se tornou Doutor pela Universidade Salvador – UNIFACS. A luta dele sempre foi pelos menos favorecidos, através de inúmeros projetos e de cargos públicos conseguiu mudar a realidade de muitas pessoas, conseguiu também chamar atenção da sociedade para a importância de se preocupar com essa classe.

Qual a importância das lutas travadas por seu pai, tanto na área ambiental e social?

Meu pai além de sociólogo era um defensor nato da natureza. Sempre passou a importância da preservação do meio ambiente, bem como de cuidar do nosso povo. Acredito que tudo o que fez, tanto pelo meio ambiente como pelo social representou e representa muito em nossa sociedade, e seu legado balizará ações e decisões futuras relacionadas a preservação do meio ambiente bem como para melhorar a qualidade de vida das pessoas que mais precisam.

Como você se sente vendo que Feira ainda tem dificuldade com regulação de pacientes no Hospital Geral Clériston Andrade - HGCA? Um dos motivos de união e inquietude de 23 anos atrás.

Para mim, a regulação é a fila da morte. Acredito que os gestores públicos precisam priorizar a saúde do nosso povo, até por que saúde é nosso bem maior. Nenhum cidadão merece passar por essa fila. O direito a saúde e básico e os gestores tem obrigação de atender a toda a população. A saúde precisa ser colocada em primeiro lugar, sempre. É triste saber que ainda perdemos tantas vidas esperando vagas em hospitais no nosso estado.

Você acompanha a caminhada do MAV nos dias atuais?

Sim. Acho o trabalho do MAV além de essencial, esplendido. Culturalmente a preservação do meio ambiente é sempre deixada em segundo plano, e são ações como do MAV que tentam compensar isso. Sabemos que o descarte hoje é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, e se temos uma instituição preocupada com isso, já é de grande valia para a preservação do meio ambiente.

Como você vê o MAV hoje?

Vejo o MAV como essencial, como um meio de conscientização e transformação, além de uma “ferramenta” que pode ajudar muitos empresários com orientação bem como com a coleta em si, destinando de maneira correta os resíduos oriundos de diversas atividades empresariais.

Para você, qual a importância da preservação ambiental?

Para mim meio ambiente é futuro e esperança. Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Todos nós sobrevivemos graças à natureza. Ora, de que adianta uma economia saudável se o meio ambiente vem sendo degradado? La na frente, entenderemos os danos que estamos causando ao meio ambiente e ao futuro dos nossos filhos, mas infelizmente, caso a tendência mundial não mude, não poderemos voltar atrás.

Você pratica alguma ação de preservação, tanto na vida pessoal como profissional?

Nossa empresa segue todas as recomendações de preservação do meio ambiente, desde a coleta seletiva as metodologias de economia para preservação. Pessoalmente sou um fã do meio ambiente, educo meus filhos balizando na importância da natureza, sempre seguindo as métricas de economizar para preservar, além de ajudar instituições comprometidas, como o MAV e outras que tem como missão a preservação o meio ambiente.

Por fim, poderia deixar uma mensagem aos nossos leitores?

Meio ambiente é o futuro dos meus filhos, dos seus. Se queremos o bem deles, e principalmente vê-los crescerem, precisamos urgentemente de um olhar especial para nossa natureza. Preservação do meio ambiente e futuro, é esperança.