TV MAV – Entrevista com Hiran Freire


21/07/2018

A seguir, será apresentada a entrevista dactilografada, que foi gravada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais por Bruno, sendo Nathan Gabriel o entrevistador e o entrevistado é Hiran Freire, do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Feira de Santana. Esse ato de tornar o vídeo um texto é uma iniciativa da Comunicação do MAV, que visa a acessibilidade, onde tornamos um vídeo que seria acessível apenas para quem possui o sentido da audição, um texto, para que o conteúdo apresentado no vídeo possa se tornar mais atingível. Tudo o que nos for possível fazer para que o nosso conteúdo se torne mais acessível, estaremos fazendo.

Vídeo publicado em 04 de julho de 2018, https://www.youtube.com/watch?v=44gkug5GO54

Segue agora a entrevista: (Caso encontre algum erro que difere o texto do vídeo, favor nos informar: faleconosco@mavba.com.br ou em uma de nossas mídias sociais)

Nathan Gabriel: Saudações a todos e todas que acompanham a TV MAV, sou Nathan Gabriel, apresentador do Programa de Entrevistas do Movimento Água é Vida, estou hoje com Hiran Freire, do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Feira de Santana. Peço que se apresente, conte um pouco da sua história, da sua trajetória, aqui no departamento, na secretaria.

Hiran Freire: O Departamento de Planejamento e Educação Ambiental, como o próprio nome já diz, é exatamente isso, a gente tem que planejar toda a parte de educação ambiental, que ocorra na cidade, ou educações que o pessoal, as escolas, as entidades, as associações solicitem que a gente faça uma atividade nelas direcionado a educação ambiental.

Nathan Gabriel: Quais foram as atividades realizadas nesse ano, pode contar bem breve, bem resumidamente as atividades realizadas nesse ano.

Hiran Freire: Olhe nós fazemos oficinas, fazemos palestras, o professor João realiza essas palestras e a parte de oficina a gente faz uma oficina com material reciclado; a gente incentiva que o material que seria jogado fora, que seria descartado, seja aproveitado ou reciclado, como aquele material ali que você pode filmar recentemente [o material não foi filmado, pois não tinha como a câmera girar e não desfocar, daria problema no vídeo, logo ele não foi filmado] e vê que, o estoque que nós temos, é o que a gente ensina, o que as escolas e associações façam.

Nathan Gabriel: A partir do que você conhece sobre o Movimento Água é Vida, a partir da sua perspectiva, o que você acha da nossa atividade e da nossa importância para o município de Feira de Santana?

Hiran Freire: Não só para o município, para todo o planeta, o trabalho de vocês é um trabalho fantástico, ainda tá deixando ainda um pouco porque as pessoas que ocupam, que fazem parte do MAV são voluntários, precisa de mais gente para que esse trabalho aconteça, mas o trabalho do MAV é um trabalho, o que eles se prontificam a fazer é um trabalho fantástico

Nathan Gabriel: Agora esse espaço é livre, então você pode deixar a mensagem que você quiser, nesse espaço, esse espaço é seu, pode falar o que você quiser.

Hiran Freire: O MAV que tá querendo ser parceiro nosso, que é parceiro nosso, do departamento de meio ambiente, da secretaria de meio ambiente e o trabalho que ele faz, levem a sério, acreditem no que eles fazem; porque é importante, é um trabalho de formiguinha, o resultado só virá daqui a alguns anos, é que a gente vai poder ver o resultado do MAV, mas o trabalho do MAV é um trabalho que deve ser considerado.

Nathan Gabriel: Então muito obrigado a todos e todas que nos assistiram até esse momento, queremos agradecer a todos e que compartilhem, divulguem, curta, sintam-se à vontade. Muito obrigado!



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho