HOMEM DE CORAGEM


15/06/2020

Neste dia 24 de junho celebramos São João Batista. Recebe homenagens com preces, benditos, queima de fogos, fogueiras, danças folclóricas. Uma devoção popular que é festejada com comidas típicas como: milho, canjica, amendoim, pipoca, pamonha e os deliciosos licores. Mas quem foi João Batista? Por que tanta devoção a esse santo?

É O EVANGELISTA Lucas que cita os nomes de seus pais: Zacarias e Isabel. Seu nascimento aconteceu por intervenção direta de Deus. Isabel era estéril e os dois já tinham idade avançada. Zacarias estava a serviço do templo. De repente, aparece-lhe o anjo Gabriel e lhe diz que ele e Isabel teriam um filho e lhe revela, também, o nome da criança. “Seu filho se chamará João”. (João significa: Deus é misericordioso).

JOÃO BATISTA foi um profeta especial. Deus o escolheu para ser o precursor de Cristo. Aquele que preparou os caminhos para a chegada de Jesus. Afirmava que ninguém podia considerar-se filho de Abraão sem praticar a justiça. Sua pregação abalou toda a Judéia; muitos – fariseus e doutores – o rejeitaram; outros o tinham como um possesso de demônio.

TRÊS CLASSES de pessoas vieram perguntar a João o que fazer para poderem receber o Batismo: O povo simples, os poderosos e os soldados. Ao povo simples, dizia: “Façam partilha, quem tem duas túnicas, dê uma. Aos poderosos e cobradores de impostos, dizia: “Parem de roubar”. Aos soldados, dizia: “Não façam violência”. Mantenham a ordem”!

JOÃO BATISTA foi um homem de coragem. Enfrentou Herodes e o recriminou por viver em adultério, dizendo-lhe abertamente: “Não te licito viver com a mulher do teu irmão”! Foi essa coragem que o levou à prisão e depois à morte. Sempre foi coerente e fiel no cumprimento de sua missão. Daí, o elogio público que Jesus fez falando dele: “Eu vos garanto que dentre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João Batista”. (Mt 11,11).

NO FIM DE sua missão, referindo-se a Jesus, João Batista, disse: “Ele deve crescer e eu, diminuir” (Jo 3,30). Essas palavras nos fazem pensar! Todos nós, por mais distinta e elevada que seja a posição que ocupamos no mundo, somos apenas transitórios. Que bom seria se, na festa de São João Batista, além de comemorarmos com comidas, fogueiras e danças folclóricas nos lembrássemos de imitar também as virtudes desse grande santo.

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

di.vianfs@ig.com.br



Fonte: Dom Itamar Vian