NOTA SOBRE O JULHO AMARELO – MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS


20/07/2018

Foto: Prefeitura Municipal de Timon

 

 

20 de julho de 2018

 

Nesse mês de julho amarelo, o Movimento Água é Vida solicita a todas as pessoas que nos acompanham, que busquem realizar o teste e buscar o tratamento adequado, a depender do resultado obtido.

As hepatites virais, são doenças que podem ser ocasionadas por diversos agentes (sendo que o vírus pode ser transmitido, ou por via oral-fecal, ou via parenteral – que seria uma nutrição intravenosa), sendo que as infecções causadas pela mesma, pode não apresentar nenhum sintoma até uma cirrose. De fato, caso não se tenha de maneira concreta o agente que ocasionou a doença, o modo de se obter o diagnóstico exato vai se tornando mais complexo. (FERREIRA, 2004)

Nas últimas 5 (cinco) décadas, o Brasil tem avançado bastante no sentido da prevenção e do tratamento dessas doenças, do mesmo modo que regredido em alguns quesitos. Na parte do progresso, ele foi sendo obtido através da vacinação contra a hepatite B, os avanços das pesquisas que possibilitaram a descoberta de meios de diagnosticar a hepatite, sem contar com a melhoras das condições de saneamento e higiene da população brasileira. Do mesmo, os regressos se expressam, na questão da desigualdade do serviço prestado e das tecnologias, havendo lugares com tecnologias mais avançadas do que em outros e o sistema de saúde público não conseguindo atender a demanda com qualidade. (FERREIRA; SILVEIRA, 2004)

Existem 7 (sete) tipos de hepatite: A, B, C, D, E, G e TT. E a característica que aproxima todos é essa instabilidade e imprevisibilidade das infecções crônicas que as mesmas podem submeter o(a) portador(a) do vírus. (FERREIRA, 2004)

Em Feira de Santana, ocorrerá uma mobilização no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, 28 de julho, das 08 horas até as 12 horas da manhã. Além dos testes que serão realizados e que são de extrema importância, haverá também distribuição de camisinhas e vacinação gratuita. O local, onde o evento será realizado é na garagem da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Com toda certeza, será um evento de extrema importância e o Movimento Água é Vida solicita a todas e todos que nesse mês, busquem pesquisar a fundo sobre a doença, fazer os testes, se vacinar; são atitudes pequenas que podem mudar completamente a vida de toda a população. (ACORDA CIDADE, 2018)

 

REFERÊNCIAS

 

ACORDA CIDADE. Adultos com mais de 40 anos devem fazer Teste Rápido para Hepatite C. Disponível em: . Acesso em 20 julho 2018

FERREIRA, Cristina Targa; SILVEIRA, Themis Reverbel da. Hepatites virais: aspectos da

epidemiologia e da prevenção. Disponível em: . Acesso em 20 julho 2018



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho