NOTA DO MAV (MOVIMENTO ÁGUA É VIDA) SOBRE O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


16/10/2019

Neste dia 16 de outubro de 2019 é comemorado mundialmente o Dia da Alimentação, voltado a reforçar o Direito Humano à Alimentação Adequada, que é o direito de todo ser humano de ter acesso a uma alimentação adequada, sem que isso interfira em suas necessidades básicas.
O direito humano à alimentação adequada consiste no acesso físico e econômico de todas as pessoas aos alimentos e aos recursos, como emprego ou terra, para garantir esse acesso de modo contínuo. Esse direito inclui a água e as diversas formas de acesso à água na sua compreensão e realização. Ao afirmar que a alimentação deve ser adequada entende-se que ela seja adequada ao contexto e às condições culturais, sociais, econômicas, climáticas e ecológicas de cada pessoa, etnia, cultura ou grupo social.
A insegurança alimentar e nutricional é um problema que assola o mundo, uma estimativa levantada em 2018, aponta que 820 milhões de pessoas passam fome no mundo.
Refletir sobre a situação dos instrumentos e programas que garantem a segurança alimentar e nutricional é tarefa essencial para o desenvolvimento o de uma sociedade que reduz as desigualdades e promove o desenvolvimento.
"Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe, e a sua família,saúde e bem-estar, inclusive alimentação,vestuário, habitação, cuidados médicos e osserviços sociais indispensáveis, e direito àsegurança em caso de desemprego, doença,invalidez, viuvez, velhice ou outros casos deperda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle." (Art. XXV, 1, DUDH)



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho