NOTA DO MAV REFERENTE AO OUTUBRO ROSA


13/10/2019
O MAV (Movimento Água é Vida) apoia essa causa. A vida passa depressa, mas não permita que a correria do dia a dia faça com que você esqueça do mais importante, sua saúde e bem estar. Cuide-se!
O mote da campanha de 2019 é “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”. O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.
Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Mas como prevenir?
Com a vacinação contra o HPV antes do início da vida sexual e fazendo o exame preventivo (de Papanicolaou ou citopatológico), que pode detectar as lesões precursoras. Quando essas alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas é possível prevenir a doença em 100% dos casos.
 
 
 
 
 


Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho