TV MAV – Entrevista com o Secretário de Meio Ambiente de Feira de Santana (Arcenio Oliveira)


17/07/2018

A seguir, será apresentada a entrevista dactilografada, que foi gravada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais por Bruno, sendo Nathan Gabriel o entrevistador e o entrevistado é Arcenio Oliveira, o Secretário de Meio Ambiente de Feira de Santana. Esse ato de tornar o vídeo um texto é uma iniciativa da Comunicação do MAV, que visa a acessibilidade, onde tornamos um vídeo que seria acessível apenas para quem possui o sentido da audição, um texto, para que o conteúdo apresentado no vídeo possa se tornar mais atingível. Tudo o que nos for possível fazer para que o nosso conteúdo se torne mais acessível, estaremos fazendo.

Vídeo publicado em 20 de junho de 2018

Segue agora a entrevista: (Caso encontre algum erro que difere o texto do vídeo, favor nos informar: faleconosco@mavba.com.br ou em uma de nossas mídias sociais)

Nathan Gabriel: Saudações a todos e todas telespectadores e telespectadoras da TV MAV, sou Nathan Gabriel, apresentador do Programa de Entrevistas do Movimento Água é Vida, estou hoje com Arcenio José Oliveira, Secretário de Meio Ambiente de Feira de Santana. Secretário queríamos que se apresentasse, contasse um pouco de sua história, sua trajetória.

Arcenio Oliveira: Bom dia a todos, sou Arcenio José Oliveira, sou arquiteto e urbanista, aqui em Feira de Santana, eu já militei na prefeitura e em algumas secretarias, a título de exemplo: em planejamento, em desenvolvimento urbano, a secretaria de habitação e em secretaria de convênio e gestão, e hoje estou na secretaria de meio ambiente como secretário.

Nathan Gabriel: Conte-nos um pouco dos seus planos, resumidamente mesmo, um pouco dos seus planos para o mandato como secretário de meio ambiente.

Arcenio Oliveira: Bom, eu assumi a secretaria tem dois meses, nós nos inteiramos de todos os projetos que vinha sendo desenvolvido pelo ex-secretário, a título de... as lagoas, nós temos três lagoas, na Conceição temos uma que está sendo feito uma requalificação, a Lagoa do Subaé e temos projetos de mais três lagoas que já foram feitos em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana, a parte de topografia, que é a Lagoa da Tabua, a Lagoa da Pindoba e a Lagoa Chico Maia e a Lagoa Salgada. Nós fizemos agora recentemente esse levantamento para fazer projetos de qualificação dessa água.

Nathan Gabriel: A partir do que você conhece do Movimento Água é Vida, o que é que você acha da atividade dele realizada em Feira de Santana e a importância dessa atividade para o nosso município?

Arcenio Oliveira: O Água é Vida eu conheço muito pouco, mas após ter ingressado na Secretaria de Meio Ambiente, eu comecei a ficar a par das atuações do Água é Vida, acho um movimento muito importante, um movimento que visa dotar a cidade de Feira de Santana de uma qualidade ambiental melhor, existe um programa que me parece que é o carro-chefe de vocês que é a reciclagem do óleo, o reaproveitamento do óleo e agora com as perspectivas que eu acabei de saber, vocês têm uma coleta também de papéis e outros projetos que vocês estão em mente pra tocar no município de Feira de Santana. Acho muito importante e quiçá que todos pudessem fazer o que vocês fazem em Feira de Santana.

Nathan Gabriel: E agora nesse momento, queríamos que você deixasse alguma mensagem de sensibilização, uma mensagem, esse espaço é seu, é livre, para deixar uma mensagem para finalizarmos esse vídeo.

Arcenio Oliveira: Feira de Santana é uma cidade que é muito carente de essa parte ambiental, você vê que a título de lagoas de Feira, as pessoas se aproveitam e algumas dizem que é porque não tem onde morar, mas nada justifica que você crie uma situação desfavorável ao meio ambiente, o ambiente como um todo. E eu gostaria de ver Feira de Santana em outra situação, com a preservação das lagoas, dos córregos, a parte de poluição visual que é muito gritante no centro da cidade, que nós nos acostumamos com isso, que é a vida diária da gente, a gente se acostuma com aquela fiação da Coelba em todos os postes, que trás um aspecto desfavorável para todos que andam na cidade, é qualidade de vida. Eu gostaria de... aqui na minha passagem pela secretaria, de contribuir para isso, para que desse uma qualidade de vida melhor para o município de Feira. Obrigado.

Nathan Gabriel: Muito Obrigado. Se você gostou, curta, compartilha, salva nos favoritos, divulga esse vídeo o quanto você puder. Muito obrigado a todos que nos assistiram.



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho