DESCARTE DE PRODUTOS QUÍMICOS


25/09/2019

Os resíduos são tipos de substâncias que não podem ser descartados em lixo comum, e precisam receber um tratamento adequado e destinado á lugares específicos para descarte.

Geralmente são resultados de atividades industriais de diversos ramos, e ao serem descartados de forma inadequada podem causar diversos problemas á saúde humana e também ao meio ambiente. Esses resíduos apresentam riscos de acidentes de acordo com suas propriedades específicas.

Para a realização do  descarte é importante observar o grau de toxicidade e a compatibilidade desses compostos afim de minimizar não só acidentes decorrentes ao armazenamento como também toxicológicos.

Antes do descarte é necessário que esses resíduos químicos recebam um determinado tratamento de acordo com a sua classificação.

Mas onde descartar esses resíduos?

As grandes indústrias que são as grandes geradoras desses resíduos são as principais responsáveis pelo correto descarte, já estão no mercado, há algum tempo empresas que tratam esses resíduos e dão o correto descarte, elas coletam esses resíduos em recipientes específicos, e tratam dando um correto descarte sem agredir o meio ambiente.

Um simples fato de não dar um correto destino aos produtos químicos, pode causar um desastre tremendo no meio ambiente e para a sociedade em geral, um exemplo disso, está a tragédia do Césio – 137 que aconteceu em Goiânia em 1987, deixou centenas de vítimas, todas contaminadas por meio de radiações emitidas, por uma única cápsula de um aparelho de radioterapia que continha o Césio-137, deixado em uma antiga instalação de uma clínica que fazia tratamentos para radioterapia, até hoje as vítimas desse acidente sofrem com as consequências. O acidente com Césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares. 

Fonte.: http://portal.anvisa.gov.br/servicos-de-saude/residuos

 

Silvia Carvalho

Graduanda em Farmácia

Técnico em Química



Fonte: Silvia Pereira Carvalho