TV MAV – Entrevista com Jorge Bispo


16/07/2018

A seguir, será apresentada a entrevista dactilografada, que foi gravada no Restaurante Tempero Novo por Nathan Gabriel e o entrevistado é Jorge Bispo, um dos membros fundadores do Movimento Água é Vida. Esse ato de tornar o vídeo um texto é uma iniciativa da Comunicação do MAV, que visa a acessibilidade, onde tornamos um vídeo que seria acessível apenas para quem possui o sentido da audição, um texto, expandindo o acesso ao conteúdo apresentado no vídeo. Tudo o que nos for possível fazer para que o nosso conteúdo se torne mais acessível, estaremos fazendo.

Vídeo publicado em 18 de outubro de 2018, https://www.youtube.com/watch?v=tIX1EVo4s4M

Segue agora a entrevista: (Caso encontre algum erro que difere o texto do vídeo, favor nos informar: faleconosco@mavba.com.br ou em uma de nossas mídias sociais)

Jorge Bispo: Boa Tarde

Nathan Gabriel: Esse aqui é Jorge Bispo, dono do Restaurante Tempero Novo, que é um dos nossos doadores de OGR (Óleos e Gorduras Residuais) desde quando o projeto foi criado e é um dos nossos conselheiros administrativos. Nós queremos saber, o que você acha do trabalho, da missão e da ação do Movimento Água é Vida?

Jorge Bispo: O trabalho do Movimento Água é Vida, eu acho que, só vem a contribuir com a população feirense, e hoje eu diria que já se estendeu para mais uns seis ou oito municípios, se eu não estou enganado; mas assim, é um trabalho que só tem a contribuir, porque se você analisar bem, o tanto de óleo que já foi tirado do meio ambiente; então, e você imaginando que o óleo, quando ele cai na pia, do jeito que ele faz é como se fosse uma pedra... um cimento, quando ele endurece; então imagine isso toda vez que uma pia entupir, você tem que chamar um encanador e vice-versa, já que é uma pia para a casa toda, então imagine só a economia que você faz fazendo uma boa ação para o OGR. Eu como tenho restaurante aqui, e sei, apesar de aqui ter rede de esgoto, mas nem toda casa tem; mas aqui a gente sabe muito bem que volta e meia tem que estar limpando a tubulação, porque se não, mesmo com a doação do óleo para o OGR, para o Movimento Água é Vida, mesmo fazendo essa doação ainda corro risco, a gente sabe que nem todo óleo pode ser doado, então tem aquela gordura que você às vezes não quer botar dentro, que você não pode botar separado do OGR, aí você joga no esgoto; a gente não faz isso, mas de uma certa maneira sempre tem aquela crosta, aquela sobra que vai pra tubulação. Então se fosse tudo isso indo para a tubulação, quem é que ia aguentar?



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho