MENSAGEM DO MOVIMENTO ÁGUA É VIDA


11/07/2018

Foto tirada dia 09/07/2018 (09 de julho de 2018), na cidade de Feira de Santana (BA), em uma via pública muito frequentada: Avenida Getúlio Vargas.

Lixo descartado de maneira indiscriminada numa via pública, sendo que próximo ao espaço onde aconteceu o ocorrido, havia uma lixeira. Em Feira de Santana existe um problema sério de falta de lixeiras em vias públicas; mas existe um dado notável, que mesmo em vias em que as lixeiras estão inseridas o descarte de modo inadequado ainda ocorre.
Afinal, qual é causa do nosso problema?
Ele vai muito além de lixeira, vai muito além de falta de educação. De fato a falta de educação é o tema que permeia o problema; mas a resolução do problema vai muito além de apontar dedos para as pessoas que fazem o descarte de maneira inadequada, pois isso só funcionará enquanto houver pessoas vendo e julgando, quando não houver alguém para apontar o erro, a pessoa continuará descartando em qualquer lugar que lhe convir.
O problema está na falta de investimento na educação, da falta da educação; se as pessoas não forem educadas a ponto de conhecer e entender as motivações do descarte adequado do resíduo sólido, a situação prevalecerá; por isso, o MAV busca escolas, associações, comunidades, instituições religiosas; as quais essa educação acaba não chegando, em que esse foco não existe, pois com toda certeza, se a população tiver um acesso desde a sua base, desde a sua formação sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado do lixo, com toda certeza a realidade seria outra.
O que pedimos para aqueles que chegaram até esse ponto do texto?
Se possível, eduque! Não precisa xingar, humilhar, eduque! Permita que o ser conheça o seu ato e reconheça as consequências. Busque transmitir essa mensagem! Busque educar ao menos as pessoas que estão ao seu redor e com toda certeza o mundo será outro!
Abraços a todos e todas! #JuntosSomosMaisFortes



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho