PRIMEIRO DIA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DA BAHIA (CONFERES)


09/07/2019

Nesta segunda-feira, dia 08 de julho de 2019, pelos turnos matutino e vespertino, em Salvador (Bahia); Nathan Gabriel, representando o MAV (Movimento Água é Vida), participou do dia 1º (Primeiro) Dia da Conferência Estadual de Saúde da Bahia.

 

No primeiro momento ocorreu a continuação do Credenciamento de Delegados(as). Até que no meio da manhã, foi realizada a Conferência Magna com a palestra do Dr. Drauzio Varella que apresentou dados da situação da saúde no Brasil e comparou com dados de países desenvolvidos; além de chamar atenção para a desvalorização dos profissionais paramédicos, que com a desigual distribuição de médicos pelo Brasil, não deveria acontecer, mas sim a utilizar os mesmos. 
Ao final de sua fala, Dr. Drauzio Varella trouxe uma reflexão sobre o dever do cidadão de cuidar da sua saúde e da importância da caminhada (de todo exercício físico) em contraponto ao sedentarismo que é um dos causadores de muitas doenças, que apenas depende do indivíduo e não do Estado. 


Após a Cerimônia Magna, houve o intervalo para almoço.
Com o final do almoço, formaram uma mesa temática para abordar os 3 (três) eixos, sendo: Eixo I - Tema: Saúde como direito, Eixo II - Consolidação dos Princípios do SUS, Eixo III - Financiamento adequado e suficiente para o SUS.


Ao fim das palestras, foi aberta uma votação no Plenário sobre a entrega do Regimento da Conferes; findo esse momento, foi dado continuidade aos trabalhos. 
Com o fim do debate, o primeiro dia foi encerrado.


Participe! Mobilize! Transforme! O controle social é direito e dever do povo! 



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho