NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA PARA QUEM LIDA COM A ANSIEDADE


07/02/2019

Lista de alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade e aumentar os níveis de hormônio de serotonina (hormônio da felicidade): a thread

Alimentos com vitamina C – Ex: frutas cítricas (limão, abacaxi, acerola, laranja). Diminuem a secreção de cortisol (hormônio do estresse) e promovem bom funcionamento do sistema nervoso, aumentando a sensação de bem estar.

 

Ovo (principalmente cozido) e leite – são fontes de triptofano (aminoácido que alivia os sintomas de ansiedade) – é recomendado o consumo de 2 a 3 porções por dia desses alimentos

 

Banana - ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade graças ao alto teor de triptofano. Por conta também da enorme quantidade de potássio, ajuda na prevenção contra doenças cardiovasculares e ainda é essencial para a condutividade elétrica de neurônios.

 

Espinafre - contém ácido fólico (vitamina antidepressiva natural) que ajuda a eliminar resíduos químicos oxidantes do cérebro "desenferrujando-o" e melhorando seu funcionamento.

 

Chocolate - rico em flavonoides (antioxidante) que favorece a produção de serotonina responsável pela sensação de bem-estar. É recomendado 30 gramas de chocolate por dia e de preferência o amargo (mais rico em flavonoides).

 

Peixes (salmão, atum, sardinha) - Ricos em ômega-3 (gordura boa e rica em ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro e reduzem a ansiedade). Possuem também muita vitamina D, que facilita a absorção de cálcio (essencial para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes).

 

Amêndoas, castanhas e cereais – são ricos em óleo saudáveis, além de vitaminas B2 e E, configurando-se ótimos alimentos que diminuem a ansiedade. É indicado um consumo diário de ¼ de xícara por pessoa.

 

Acelga – rica em magnésio, ajuda a forjar a sensação de tranquilidade, assim também como reduzir o risco de condições sérias (AVC, diabetes). Além disso, é rica em antioxidantes que trabalham para prevenir até mesmo o envelhecimento precoce e combater doenças cardíacas.

 

Frutas vermelhas (Melancia, cereja, framboesa, morango, amora) – Ricas em antioxidantes e vitaminas B, que retardam o envelhecimento e ajudam no funcionamento das células do nosso corpo. Cheias também de fibras que reduzem o colesterol e auxiliam no funcionamento do intestino.

 

Grãos integrais (arroz integral, pão integral e aveia) – São completamente ricos em vitaminas do complexo B, especialmente a B6, B12 e o ácido fólico, sendo importante reguladoras do sistema nervoso, e participam da produção de serotonina (hormônio da felicidade).

 

Além desses principais, lembrem-se de se hidratarem diariamente, a água é primordial para que todo o organismo funcione bem, principalmente nossa cabeça, sempre cuidem bem dela.

 

Para saberem o quanto de água vocês devem consumir diariamente, façam o seguinte cálculo: 35 multiplicado pelo seu peso, o resultado é o tanto que você deve estar ingerindo, normalmente 250 ml a cada 2 horas (com variações dependendo do peso).

 

IMPORTANTE: Existe um aplicativo chamado “Drink Water”, para você que “esquece” de ter esse cuidado, baixe-o. Ele calcula o tanto de água que você deve beber e de quanto em quanto tempo, além de mandar notificações sempre te lembrando.



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho