NOTA DE AGRADECIMENTO


19/11/2018

O corpo do MAV (Movimento Água é Vida) não tem palavras para descrever o tamanho da felicidade que vivenciamos nesse ano de 2018, a partir do trabalho desempenhado pelas Paróquias parceiras MAV, da Arquidiocese de Feira de Santana. O ofício desempenhando pelas lideranças que mobilizaram as comunidades e a paróquia em prol da promoção da defesa da água, da saúde e do meio ambiente; através da atividade pedagógica, de cunho sensibilizador e a atividade operacional de reciclagem de OGR (Óleos e Gorduras Residuais), partindo da junção nas casas até a destinação final nas igrejas; demonstra o empenho do povo de Deus em preservar aquilo que nos foi dado gratuitamente.

Segundo uma canção entoada por São Francisco de Assis, que é citada na introdução da encíclica Laudato Si', do Santo Padre Francisco: "Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz
variados frutos com flores coloridas e verduras"; a mãe terra, que pode ser comparada com o meio ambiente, necessita dos nossos cuidados, pois é ela quem desempenha atividades variadas, que são de extrema importância para nossas vidas na Terra. E isso é reforçado no artigo seguinte (segundo artigo) da Laudato Si', onde podemos contemplar a afirmação: "Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso
dos bens que Deus nela colocou.", que coloca em cheque a nossa relação com a mãe terra e como devemos agir a partir deste momento. 
Nós devemos amar e cuidar daquilo que nos foi dado, valendo lembrar que conforme o exposto em Gn (2,7) nós somos terra. A encíclica é um convite para todas as pessoas de boa vontade, católicas ou não, o convite foi lançado e pudemos perceber esse desempenho nas referidas igrejas, o que de fato nos engrandece de tal modo que nos enchemos de graças.
Viemos através dessa mensagem, não somente agradecer a todas e todos; mas também, informar que estamos nessa luta com vocês; o meio ambiente precisa da nossa atuação hoje, e a partir de pequenas mudanças de hábitos, nós nos tornamos a transformação que queremos no mundo, como Gandhi já nos informava no passado. 
Nós acreditamos na mudança individual e no poder da mesma, com isso, temos a plena certeza de que, quem acredita e luta pela causa do Movimento Água é Vida; pode até não estar inserida no MAV institucionalmente, mas você é MAV, você é a diferença.
Para concluir nossa mensagem, deixemos uma frase que atribuída ao Cacique Seattle: "Como podes comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal idéia nos é estranha. Se não somos donos da pureza do ar ou do resplendor da água, como então podes comprá-los?" Acesso em: http://www.ufpa.br/permacultura/carta_cacique.htm
Nós compomos o meio ambiente, nós somos o meio ambiente e da mesma forma que buscamos preservar nossas vidas, devemos preservar todas as outras formas de vida, assim, preservando a biodiversidade.
Fiquem com Deus!



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho