QUAL A DIFERENÇA ENTRE: HIPERIDROSE X SUDORESE?


23/10/2018

No segundo dia da semana de debate sobre a hiperidrose e a sudorese, vamos iniciar com o primeiro artigo que explana sobre os conceitos básicos. Mas o que é sudorese? O que é hiperidrose? Vamos descobrir juntas e juntos!

A sudorese é o processo natural do corpo, a transpiração de fato, e a hiperidrose é essa transpiração, essa sudorese exacerbada, descontrolada, que comumente pode ser associada a um fator genético ou a algum outro fator como ansiedade ou obesidade.

A hiperidrose possui tratamentos e cirurgias que podem reduzir, segundo DIAS et al (2001), o sistema nervoso autônomo simpático é responsável por regular o suor, e quando as glândulas entram em um estado de hiperatividade, a hiperidrose é apresentada. É importante saber que é hiperidrose primária quando não se conhece o agente causador da doença, e secundária quando associada a algum fator.

Sendo que isso não substitui uma ajuda médica, pois somente uma pessoa formada que estudou sobre o assunto profundamente pode diagnosticar algo e receitar algo; se possível evitem qualquer tentativa de remediação caseira ou autodiagnostico, pois pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde, para sua vida.

A hiperidrose tende a ser extremamente constrangedora quando pensamos na vida em sociedade, pois tende a exalar um odor não muito agradável e por conta dos paradigmas sociais, a transpiração tende a ser muito pouco discutida e sempre recriminada. O que torna a temática um vazio profundo que viabiliza doenças psicológicas.

O caminho que o Movimento Água é Vida (MAV) escolheu foi o da informação e da formação social. Primeiro a gente informa até conseguir formar, educar a sociedade para lidar com essas temáticas, com essa doença, que nada mais é do que um atividade desordenada de uma glândula, algo que vai além do controle humano. As pessoas não podem ser julgadas por questões que independem de suas escolhas; o julgamento sempre precede a uma série de questões que apenas tendem a agredir quem recebe.

Vamos mudar o mundo juntas e juntos. Nos informando e edificando uma cultura sólida através da captação de conhecimentos e do respeito à diversidade.

 

REFERÊNCIAS

 

DIAS, Lislane. Eficácia da Toxina Botulínica no Tratamento da Hiperidrose. Revista Neurociências 9(3): 93-96. Universidade Federal de São Paulo, 2001



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho