Identificação e Georreferenciamento das Nascentes do bairro Rocinha - pt2
Nesta quarta-feira, dia 01 de agosto de 2018, pela tarde, Nathan Gabriel representando o MAV - Movimento Água é Vida, participou da Identificação e Georreferenciamento das Nascentes do bairro Rocinha do município de Feira de Santana, estado da Bahia. A atividade foi promovida pela SEMMAM - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Feira de Santana - e o CONDER - Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia.
O Movimento Água é Vida agradece a João Dias pelo convite e pela parceria.
Iniciamos o processo de georreferenciamento das nascentes.
Uma nascente que infelizmente se encontra em uma situação de risco, por conta da localização e do risco de poluição.
No decorrer da busca pelas nascentes, encontramos a Caixa d'água da Rocinha, que o morador Valmir apontou ter mais de 40 anos de existência. Logo após, encontramos uma cena deplorável, que foi a do esgoto que fica ao lado da Lagoa Grande, agredindo os meio ambiente e os moradores.
Georreferenciamento de nascente que se encontra dentro de um loteamento.
Georreferenciamento de uma grande concentração hídrica localizada em um terreno que aparenta estar abandonado ou ao menos, já não é mais utilizado pelo(a) proprietário(a).
Georreferenciamento de grande concentração hídrica localizada na sede da Rádio Cultura.
Último georreferenciamento de nascentes do dia.
MENSAGEM DO MAV
O MOVIMENTO ÁGUA É VIDA SOLICITA A TODAS E TODOS QUE MORAM PERTO DE UMA NASCENTE, OU SE CASO HAJA ALGUM INDÍCIO DE QUE NA SUA RUA TENHA ALGUMA, SEJA UMA ÁGUA MISTERIOSA QUE TODO DIA INUNDA A RUA OU ATÉ UMA ÁGUA QUE ABASTECE UM ESPAÇO E NÃO SE SABE AO CERTO DE ONDE A MESMA ESTÁ VINDO. PEDIMOS QUE BUSQUEM A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS.
Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho