Identificação das Nascentes do bairro Rocinha conta com o MAV - pt1


01/08/2018

Nesta quarta-feira, dia 01 de agosto de 2018, pela manhã, Nathan Gabriel representando o MAV - Movimento Água é Vida, participou da Identificação das Nascentes do bairro Rocinha do município de Feira de Santana, estado da Bahia. A atividade foi promovida pela SEMMAM - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Feira de Santana - e o CONDER - Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia.
O Movimento Água é Vida agradece a João Dias pelo convite e pela parceria.

Inicialmente, fomos visitar uma possível nascente, ao lado de uma quadra esportiva. Depois visitamos uma nascente que foi descoberta dentro de uma casa.

 

   

No decorrer, fomos percebendo resquícios de uma possível nascente expostos numa via pública.

   

Os resquícios continuavam sendo encontramos, logo, visitamos uma residência que fica próxima a uma antiga lavanderia comunitária, que também era conhecida como chafariz.

   

A população conversou bastante sobre o espaço e sobre o fato de haver alguma possibilidade de que naquele chafariz houvesse uma nascente. Depois visitamos uma rua, que por vezes foi chamada de rua da água, pois existiam muitos indícios de ali haver muitas nascentes, mas por conta do calçamento, não se sabe o que ocorreu.

   

Foram feitas algumas reclamações e logo encontramos uma outra possível nascente.

   

Essa nascente foi encontrada dentro de um loteamento, que não respeita o espaço mínimo de distância entre uma residência e uma nascente, o que possivelmente virá a gerar diversos problemas para as residências e para o meio ambiente.

      

Encontramos uma possível nascente que foi aterrada e outra possível nascente.

   

Esse é Cambota, ele e seu Valmir nos ajudaram no processo de identificação das nascentes.

 

MENSAGEM DO MAV

 

O MOVIMENTO ÁGUA É VIDA SOLICITA A TODAS E TODOS QUE MORAM PERTO DE UMA NASCENTE, OU SE CASO HAJA ALGUM INDÍCIO DE QUE NA SUA RUA TENHA ALGUMA, SEJA UMA ÁGUA MISTERIOSA QUE TODO DIA INUNDA A RUA OU ATÉ UMA ÁGUA QUE ABASTECE UM ESPAÇO E NÃO SE SABE AO CERTO DE ONDE A MESMA ESTÁ VINDO. PEDIMOS QUE BUSQUEM A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS.



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho