É PRIMAVERA...


07/10/2020

Conhecida como estação das flores e das cores, é considera, por alguns, a estação mais bonita do ano. Seus dias mais quentes e aconchegantes deixa o frio do inverno para traz e dá as pessoas mais ânimo e vivacidade.

Este ano (2020) a primavera teve início no dia 22 de setembro às 10:31h, isso devesse a um fenômeno astronômico chamado equinócio (do latim aequus, igual, e nox, noite), que é o ponto de igualdade na duração entre o dia e da noite, 12 horas cada, ou seja, a luz solar incide diretamente na Linha do Equador, iluminando de forma igual norte e sul do globo terrestre.

O equinócio acontece duas vezes no ano, em março e setembro, e devido à inclinação da Terra em relação ao Sol gera estações diferente em cada hemisfério. Enquanto o Sul do planeta está na primavera a metade Norte está no outono.

É somente nas datas exatas de equinócios (de outono e primavera) que o Sol nasce precisamente no Leste e se põe no Oeste. “Em todos os outros dias do ano, o nascer e o pôr do Sol acontecerão deslocados um pouco mais para o Sul ou para o Norte”, como salienta José Roberto V. Costa.

A primavera é a estação do ano mais agradável, devido a suas temperaturas amenas e ao aumento da umidade do ar. A floração, ou desabrochamento das flores, modifica a paisagem, tornando-a mais alegre e contemplativa. E sobre isso preparamos uma publicação especial no Instagram, confira: Primavera, o que muda no clima?

 

Fontes: Primavera e Equinócio de primavera