TV MAV – Entrevista com João Dias


22/07/2018

A seguir, será apresentada a entrevista dactilografada, que foi gravada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais por Bruno, sendo Nathan Gabriel o entrevistador e o entrevistado é João Dias, do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Feira de Santana. Esse ato de tornar o vídeo um texto é uma iniciativa da Comunicação do MAV, que visa a acessibilidade, onde tornamos um vídeo que seria acessível apenas para quem possui o sentido da audição, um texto, para que o conteúdo apresentado no vídeo possa se tornar mais atingível. Tudo o que nos for possível fazer para que o nosso conteúdo se torne mais acessível, estaremos fazendo.

Vídeo publicado em 04 de julho de 2018, https://www.youtube.com/watch?v=3DHITf9WZ7Y

Segue agora a entrevista: (Caso encontre algum erro que difere o texto do vídeo, favor nos informar: faleconosco@mavba.com.br ou em uma de nossas mídias sociais)

Nathan Gabriel: Saudações a todos e todas que acompanham a TV MAV, sou Nathan Gabriel, apresentador do Programa de Entrevistas do Movimento Água é Vida, estou hoje com João Dias, do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Feira de Santana. João, conte-nos um pouco sobre sua história, se apresente, sinta-se à vontade.

João Dias: Eu já tenho trinta e dois anos que trabalho com o meio ambiente, trabalho na questão de águas e recursos hídricos, sou membro de alguns colegiados do estado, como é o caso do Comitê do Paraguaçu, o Comitê Gestor da APA, também sou Coordenador de Meio Ambiente do Território Portal do Sertão, que compreende dezessete municípios e Vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Feira de Santana e sou da diretoria da Associação de Produtores Rurais e Pescadores João Durval Carneiro, aqui em Feira de Santana. E eu cheguei aqui na secretaria, a alguns anos, fui contratado pelo município para trabalhar com lagoas e nascentes, o trabalho que executo até hoje; o nosso departamento aqui, tem uma atividade muito grande nas escolas, onde nós trabalhamos com palestras, oficinas, seminários e conferências, e também, a gente monitora as lagoas, os acontecimentos nas nascentes e em qualquer manancial são informados ao secretário e ele toma as devidas providências, que pela lei complementar 140, é uma responsabilidade do município fazer esse papel, e nós da educação ambiental, desenvolvemos isso, aqui no município, que para nós é de muita importância.

Nathan Gabriel: Conte-nos um pouco sobre as atividades realizadas pelo Departamento nesse ano de 2018.

João Dias: No ano de 2018, nós estamos dando a continuidade ao trabalho que a gente faz nas entidades, que ensinam, escolas, faculdades, universidades. Nós tivemos o Dia Mundial da Água, onde desenvolvemos um grande trabalho com nossos parceiros, inclusive o MAV, que foi realizado na Lagoa do Geladinho, o dia Mundial da Água 22 de março; depois tivemos no dia 05 de junho, uma outra atividade, aqui no colégio João Paulo I, junto também, com algumas instituições, como foi o caso do próprio MAV, caso da EMBASA e o próprio colégio João Paulo, alertando as pessoas, da problemática mundial da produção do lixo, que no caso, hoje chamamos de resíduo e dos cuidados com a água; além dessas duas atividades, que são as maiores, nós continuamos nas escolas; hoje, pela manhã, por exemplo, estávamos na Escola Chico Mendes, conversando com a diretora sobre, um assunto que surgiu, e nós vamos tratar com a educação ambiental; depois foi na Lagoa Grande com a fiscalização, monitorar uma nascente que está tendo problemas, que vai ser encaminhado para o Governo do Estado, junto com o município, para impedir que a nascente seja destruída. Então nosso trabalho é muito dinâmico, eu junto com meus colegas que tem aqui e Hiran principalmente, que é nosso diretor, a gente sempre procurar fazer o máximo junto aos nossos parceiros para defender e preservar o meio ambiente.

Nathan Gabriel: A partir do que você conhece sobre o Movimento Água é Vida, o que você acha da nossa atividade e da nossa importância para o município de Feira de Santana?

João Dias: A atividade do MAV é muito importante, mesmo porque, nas próprias esferas de governo existe erros terríveis, eu sempre militei em movimentos sociais, pela Associação dos Pescadores e acompanhei o trabalho do MAV e de outras instituições do município. O MAV trabalha basicamente com a questão de óleo e eu entendo que as indústrias que produz óleo devia ser destinado ou destinar algum recurso via governo, para que chegasse a essas instituições. O problema que o MAV tem mais é de recurso, esse problema acontece também com outras instituições, como era no meu caso na associação, às vezes a gente tem que tirar dinheiro do bolso, para viajar, para comprar algumas coisas, e eu sempre estou pedindo que as pessoas que trabalham na área de política partidária do Brasil, pensem nessa questão. Eu vou citar uma coisa aqui, não como crítica, apenas para lembrar a população, que eu faço parte de vários conselhos, assim como o MAV e nós não recebemos nada, e o conselho da Petrobrás, todas as pessoas tem um alto salário, e só para mencionar alguma, nossa ex-presidente recebia uma fortuna só para ir para reunião de conselho. É outra coisa que tem que mudar no Brasil, tem que pensar nas pessoas que trabalham voluntário, mas essas pessoas que trabalham voluntário, em instituições e no MAV, precisa vestir, precisa calçar, precisa de transporte, precisa estudar; então, nós temos que buscar um meio de ajudar as instituições, assim como o MAV que precisa dessa ajuda e eu vejo o MAV como muito importante para Feira de Santana e para a região, porque nós estamos muito pertos da região do manancial que nós bebemos água, que é o lago Pedra do Cavalo e se não tirar o óleo de circulação, ele vai terminar no lago poluindo ainda mais.

Nathan Gabriel: Esse espaço agora é seu, deixe uma mensagem, o que você quiser falar, o que você tiver, esse é um espaço que é seu para você falar o que você quiser.

João Dias: Olha a minha mensagem que eu deixo, para todos da TV MAV, é que a UNESCO, o órgão da ONU, não está querendo apenas que se fale de meio ambiente, a UNESCO está sugerindo que a gente faça transformação em nossa vida, por exemplo as alergias como asma e rinite mata mais de 5 milhões de pessoas por ano no planeta; isso é causado por combustível fóssil, inclusive a gasolina, como que você fala de meio ambiente e você usa gasolina? Uma outra coisa, o planeta está sofrendo muito com as mudanças climáticas, o clima ficou descontrolado, a água do oceano está aquecendo, em alguns lugares chove muito e em outros não chove; uma das problemáticas nesse sentido é o desmatamento, então na hora de comer um churrasco ou na hora de ir numa pizzaria é bom refletir se a madeira que está sendo queimada ali, se é licenciada pelo INEMA (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis); se não for, você está contribuindo para o desmatamento. Então, em outras palavras, o que é que eu quero daqueles que estão nos assistindo, que não apenas falem de meio ambiente, mas que transforme sua vida e se transforma a vida é fazendo alguns atos em benefício do meio ambiente, porque temos uma população de 7 bilhões e 300 milhões, e se todo mundo contribuir um pouco vai ser muito.

Nathan Gabriel: Muito obrigado a todos que nos assistiram até o momento, se você gostou: curta, compartilhe, sinta-se à vontade. Muito obrigado a todos e todas.



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho