A SUSTENTABILIDADE COMEÇA EM MIM


26/06/2020

Diante de toda a problemática ambiental da contemporaneidade como globalização, avanços tecnológicos, crescimento econômico, flexibilidade, lucro, responsabilidade individual e coletiva, além do evidente consumismo, o mundo se mobiliza na busca do desenvolvimento sustentável, numa luta para manter o equilíbrio entre a proteção ambiental e o desenvolvimento social e econômico.

Percebe-se que em seu dia-a-dia os indivíduos pouco valorizam e aplicam os conceitos de sustentabilidade. É comum vermos por exemplo lâmpadas acesas desnecessariamente, torneiras com vazamento, desperdício de alimento, consumo excessivo, que vai desde elementos de vestuário a eletrônicos, até ao simples uso exagerado de papel toalha incluindo o descarte inadequado de resíduos.

É imprescindível que o indivíduo conheça as questões ambientais e de sustentabilidade, a fim de que se possa agir de forma consciente, colaborando com a vida no planeta, promovendo mudanças de atitude permanente. A Educação Ambiental precisa estar inserida no dia a dia da sociedade, não só na escola, pois visa instrumentalizar as pessoas com informações, discussões, vivências e reflexões em torno do tema, o que certamente permitirá que incluam em sua área de atuação essa temática, incorporando as ações no seu dia-a-dia, percebendo que a Terra é uma comunhão de sujeitos, e, não, uma coleção de objetos. Tornando-se assim, um elemento propagador desses saberes.

Devemos assim buscar utilizar o conceito do Rs em nosso cotidiano, indo muito além dos já conhecidos Reduzir, Reutilizar e Reciclar; passando a incorporar outros como: Refletir: lembrando-nos de que qualquer ato de consumo causa impactos do consumo no planeta, procuremos potencializar os impactos positivos e minimizar os negativos; Repensar nossas atitudes, nosso consumo, nossa necessidade e nossos hábitos de descarte, o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a  sustentabilidade do planeta.

A finalidade da Educação Ambiental é com certeza contribuir para a formação do homem, no envolvimento e incorporação de atitudes de proteção ambiental em seu cotidiano, pois somente a tomada de consciência sobre os problemas ambientais, a percepção de que cada um pode fazer a sua parte e contribuir para uma melhor qualidade de vida, sentindo-se responsável por suas ações e influenciar positivamente a comunidade em que vive são os ganhos dessa discussão.

Praticar o consumo consciente consiste numa atitude de liberdade de escolha e de protagonismo da própria existência. É uma tomada de posição clara, democrática e ética. O consumo consciente fatalmente irá gerar uma reflexão e tal reflexão pelos consumidores deverá gerar uma cadeia de estímulos que irá contagiar positivamente as empresas e seus funcionários, sua escola e família, além de colegas e amigos que, diante do exemplo, serão impelidos a refletir sobre os seus próprios atos de consumo.

Ângela Mara Magalhães Carvalho da Silva

Diretora do Colégio Civilização

Especialista em Gestão e Coordenação Escolar.

Educadora Financeira



Fonte: Ângela Mara Magalhães Carvalho da Silva