05 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente


05/06/2020

05 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente

Por: Demétrius Santos

 

          Há exatos 48 anos ocorria em Estocolmo, capital da Suécia, a primeira grande reunião organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de debater as questões relacionadas a devastação do meio ambiente e a preservação dos recursos naturais.

          Nomeada Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, ou Conferência de Estocolmo, contou com a presença de 113 líderes de nações e representantes de mais de 400 instituições governamentais e não-governamentais. Apesar dos percalços e dos conflitos de interesses entre as nações, a reunião gerou como fruto a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, o primeiro documento do direito internacional que reconhece o direito humano a um meio ambiente de qualidade.

         Após os debates a ONU estabeleceu o dia 05 de Junho, data de início da Conferência de Estocolmo, como o Dia Mundial do Meio Ambiente. O marco desta data objetiva, principalmente, chamar a atenção de toda a população mundial para problemas ambientais e a necessidade da preservação dos recursos naturais do planeta.

         A Organização também define meio ambiente como o conjunto dos elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que interagem direta ou indiretamente nos seres vivos e em suas atividades. Os seres humanos estão inseridos e fazem parte do meio natural e, assim com outros elementos, são agentes de causas e conseqüências em todas as ações pertinentes ao meio que o rodeia.

 

 Indira Gandhi fala na primeira Conferência de Estocolmo [1972]

(Foto: Yutaka Nagata/UN)

 

Evolução e consumo

           As revoluções industriais já ocorridas proporcionaram a humanidade, de modo geral, maior conforto, bem estar, educação, interação e etc. Porém para que esse avanço acontecesse o meio ambiente e seus recursos foram utilizados e transformados. Utilizar os recursos naturais é algo intrínseco ao seres humanos, a evolução e o desenvolvimento da espécie estão diretamente relacionados, porém o consumo exacerbado e a crença limitante de achar com os recursos são eternos, aproxima cada vez mais, o Meio Ambiente a um colapso.

          O crescimento exponencial da população a partir do século XVIII  proporcionou o aumento dos impactos ambientais causados pelas atividades de subsistência e  de criação de novas tecnologias humanas.

         Toda esta carga histórica é refletida na atualidade, desmatamento desenfreado a fim de manter o extrativismo agropecuário, redes de esgotos não tratadas despejadas em rios e mares para minimizar (ou extinguir) os custos financeiros com tratamento e saneamento, encolhimento populacional de várias espécies de marinhas com o intuito de suprir à milionária e global indústria pesqueira são alguns exemplos de consumo não consciente e que levam a degradação do meio ambiente. A necessidade de repensar as ações e consumo tornou um pilar para a garantia de um futuro satisfatório e digno às novas gerações. É o que salienta Princípio 1 da Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano (1972):

O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem-estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras. [...]

 

Ações e promoções de preservação ambiental

          A necessidade de novos hábitos de consumo e manejo do ambiente natural tem papel fundamental na vida humana, olhar para o passado e refletir sobre os erros já cometidos como o intuito de não repeti-los, deve nortear as ações de prevenção do meio ambiente e seus recursos.

          O cuidado não é inerente a uma única pessoa, instituição ou governo, é um dever de todos. Políticas nacionais de preservação ambiental devem ser instituídas e fiscalizadas por parte dos governos, mudanças de hábitos, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, tem que ser rotina para a população em geral.        Equilíbrio entre a disponibilidade e exploração dos recursos para atividade econômica é vital para a sobrevivência e imagem das empresas.

         Como salienta a geógrafa Rafaela Souza, “desenvolvimento sustentável refere-se ao desenvolvimento socioeconômico, político e cultural atrelado à preservação do meio ambiente”. Não há futuro sem recursos e não haverá recursos caso novas práticas de consumo sejam implementadas e cumpridas por todos.

    As pequenas mudanças nas ações podem parecer irrelevantes de maneira individual, contudo o conjunto dessas ações proporciona uma transformação coletiva e benéfica à natureza. Por em prática o conceito dos 5 R’s da Sustentabilidade apóia a redução da geração de resíduos e diminui o consumo exacerbado. A política dos 5 R’s visa:

● Repensar as práticas de consumo e interação como o meio natural;

● Recusar produtos não essenciais às necessidades e que causam grande impacto na natureza;

● Reduzir o consumo e os impactos na cadeia de produção econômica;

● Reutilizar insumos que ainda possuem serventia;

● Reciclar para diminuir o descarte e a poluição;

   

         No Brasil, o quinto dia de junho é celebrado, também, o Dia Nacional da Reciclagem, que apóia a data estabelecida pela ONU, e reforça o papel do povo brasileiro na preservação do meio ambiente.

 

Celebrações do Dia do Meio Ambiente

        Devido a pandemia do novo corona vírus (COVID 19) as comemorações promovidas pela PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) que ocorreriam na Colômbia foram suspensas, fisicamente. Todavia, ações virtuais como lives e engajamento em mídias sociais estão sendo promovidos, pela Organização, em todo o mundo.

 

Cartaz promocional do Dia do Meio Ambiente (Imagem: ONU BR)

 

        De acordo Denise Hamú, representante do PNUMA no Brasil, é o meio ambiente que provém à capacidade, existência e subsistência humana, “quando perdemos a biodiversidade, perdemos esses serviços dos quais dependemos para existir”.

        Cinco de junho é um dia a se pensar sobre o impacto que as ações humanas deixam no planeta e o que pode ser feito para diminuir, retardar ou eliminar a conduta negativa e degradante. Desejar um mundo melhor e saudável é uma utopia humana, agir para galgar este sonho é um dever de todos. Que o dia do meio ambiente seja um dia de reflexões e mudanças. #JuntosPelaNatureza.