RESISTÊNCIA BACTERIANA


09/10/2019

Antibióticos, são medicamentos usados para tratar e prevenir infecções bacterianas. A resistência a esses medicamentos acontece quando as bactérias se alteram em resposta a utilização desses medicamentos, ou seja o efeito esperado que esses medicamentos teriam no organismo não ocorre, levando a uma piora do quadro clínico do indivíduo.

O corpo humano tem milhares de bactérias espalhadas por todo parte, que pertencem a flora normal do corpo, algumas delas quando o indivíduo apresenta um quadro de imunidade baixa elas se aproveitam e acabam gerando algum tipo de patologia, outras infecções causadas por bactérias são adiquiridas.

O uso indiscriminado de antibiótico, faz com que a bactéria sofra uma mutação e a torne mais resistente, podendo gerar um quadro de infecção maior, a organização mundial da saúde ( OMS ), define esse quadro como alarmante, uma ameaça a saúde pública mundial, se as bactérias desenvolverem resistência aos antibióticos já conhecidos e presentes no mercado, infecções bacterianas aumentarão de modo que haverá o risco de ocorrerem complicações mortais.

De acordo com a RDC 20, de 5 de maio de 2011, estabelece que farmácias e drogarias privadas, assim como as unidades de saúde que fazem a dispensação de medicamentos, só devem dispensar medicamentos antimicrobianos mediante retenção de receita.

Medicamento é coisa séria e a automedicação é um risco! Na dúvida consulte seu médico, ou procure um farmacêutico.



Fonte: Silvia Pereira Carvalho