DESCARTE DE MEDICAMENTOS


18/09/2019

O descarte de medicamentos é um sério problema para o meio ambiente, de um lado, estão as indústrias farmacêuticas que produzem os medicamentos, e do outro lado, os consumidores que desconhecem como fazer o correto descarte.

No meio dessa problemática. Encontra-se o farmacêutico, o profissional que realmente conhece sobre os medicamentos, e o mais adequado para orientar sobre como e onde descartar esses resíduos.

De acordo com a resolução 306 de 07 de dezembro de 2014 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que dispões do regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde, os medicamentos são classificados como resíduos químicos, pois em sua composição existem produtos químicos e em alguns casos necessitam de um tratamento antes de serem descartados.

Quando se descarta um medicamento no vaso sanitário, na pia do banheiro ou até no lixo comum por exemplo, os produtos químicos contidos nas formulações, vão para o meio ambiente, contaminando o solo, e os lençóis freáticos, tornando a água inapropriada para o consumo, pois ainda existem algumas substâncias químicas que o tratamento de água não consegue eliminar.          

Muitas vezes moradores de rua ingerem esses medicamentos encontrados no lixo, e pessoas que trabalham nos aterros sanitários ou nos lixões, podem se intoxicar acidentalmente. Em alguns casos, medicamentos que contém princípios ativos hormonais e são descartados de forma inapropriada, podem alterar o equilíbrio da cadeia alimentar e algumas alterações nos animais aquáticos.

Nas indústrias farmacêuticas, existem o plano de gerenciamento de resíduos, onde nesse plano dispões das diretrizes para o correto descarte e tratamento desses resíduos, mas e para os consumidores? De que forma eles podem descartar esses medicamentos para que não afete o meio ambiente?

Cada município possui um procedimento específico com relação a esses tipos de resíduos, e o ideal é que o consumidor se informe na própria drogaria, onde se está se adquirindo esse medicamento, se elas possuem a caixa coletora, para receber as sobras domésticas desses medicamentos.

Na dúvida, procure um farmacêutico, ele enquanto profissional de saúde é o mais indicado para tirar qualquer dúvida relacionada a medicamentos. A saúde e o meio ambiente agradece.

 

Silvia Carvalho

Técnica em Química

Graduanda em Farmácia

 

 

Fonte.: http://www.saude.mg.gov.br/images/documentos/res_306.pdf

                http://www.crf-ba.org.br/site/?p=411



Fonte: Silvia Pereira Carvalho