NOTA DO MAV SOBRE A SITUAÇÃO DA AMAZÔNIA


24/08/2019

Nessas últimas semanas temos recebido uma série de links de notícias expondo situações calamitosas acerca da situação da Amazônia. Incêndios silenciados, o desmatamento crescendo e assassinato de povos indígenas.

Primordialmente gostaríamos de prestar solidariedade e desejar forças a todas as instituições e povos que lutam em prol da defesa socioambiental e que tem dado a vida pela Amazônia.

Uma frase veiculada em algumas manifestações consegue expressar parte daquilo que sentimos e entendemos: “Não estamos defendendo a natureza, somos a natureza defendendo-se”.

Tudo o que o MAV (Movimento Água é Vida) promoveu por todos esses anos foi uma forma de nos defender, nós que somos parte integrante do meio ambiente, somos um todo. Nosso trabalho sempre foi voltado a construção da responsabilidade socioambiental, através da educação ambiental, que parte da base, visando afetar toda uma estrutura social.

Hoje, ao contemplarmos essa situação, percebemos que precisamos lutar cada dia mais, pois nosso maior bem está sendo destruído; e tudo está nas mãos do funcionamento das instituições, que precisam de todo nosso apoio e de uma sociedade unida que se movimente em defesa do nosso maior bem, que é a nossa vida, que é a natureza.

Precisamos enfrentar toda e qualquer ameaça ao desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. Existem formas de vida e culturas que serão/estão sendo exterminadas, e assim como nós gostamos da vida e queremos viver; outras formas de vida e os povos que habitam aquelas terras também desejam viver bem e em paz.

Precisamos respeitar e cobrar respeito, precisamos proteger e cobrar proteção. O nosso maior bem não será destruído, se, juntas e juntos, nós agirmos em defesa do nosso maior bem, seja lá na Amazônia, pesquisando e inibindo desastres e a destruição ou em qualquer outro lugar do mundo, adotando um estilo de vida sustentável e educando a comunidade.

Não importa onde você esteja agora, tudo o que for destruído irá te afetar; e o mais importante, você pode fazer em algo em defesa desse bem.

Um incêndio de dois quilômetros de extensão na Amazônia, no estado de Rondônia. Foto: CARL DE SOUZA/AFP



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho