UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O DIA DA SOBRECARGA DA TERRA – 29 DE JULHO DE 2019


30/07/2019

O Dia de Sobrecarga da Terra é entendido como o dia em que todos os recursos que estão disponíveis foram esgotados, de modo a não conseguirem se recuperar, para o mesmo ano. Segundo a Revista Galileu, o último ano em que o Planeta Terra conseguiu completar o ano, tendo como o dia da sobrecarga, o último dia do ano, foi 1969. A partir daí, fomos consumindo, mais do que o Planeta Terra pode produzir.

No ano passado, o Dia de Sobrecarga da Terra foi o dia 08 de agosto e nesse ano passamos para o dia 29 de julho; o que representa o estilo de vida que os seres humanos têm levado no Planeta; por vezes consumindo mais do que o necessário para a sobrevivência; e isso reflete em um impacto direto em nossas vidas que pode não ser visto de imediato, o que promove uma sensação de não estar se concretizando de fato.

Precisamos refletir sobre nossos costumes e hábitos, estamos retirando do planeta e não paramos para analisar se ele está conseguindo se regenerar. Estamos desrespeitando o tempo do Planeta, pois assim como nós, seres humanos, temos o nosso tempo; o referido também tem o dele. 

Para que um alimento seja produzido, se faz necessária uma série de recursos, que necessitam de tempo para serem recuperados e/ou produzidos. Precisamos respeitar o tempo da Terra e entender que só precisamos do mínimo para viver com saúde. Quanto mais consumimos aquilo que não precisamos, extraímos do Planeta aquilo que ele não pode oferecer e degradamos o mesmo para satisfazer um desejo momentâneo.

Mude o seu estilo de vida! Transforme as vidas que perpassam pela sua! E você, está disposto a tentar salvar o planeta dos seres humanos?



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho