ENTREVISTA COM ALEXSANDRO SOUZA - COORDENADOR DE RECICLAGEM DO MAV (MOVIMENTO ÁGUA É VIDA)


27/07/2019

Feira de Santana, 27 de julho de 2019.

 

A entrevista foi realizada por intermédio de veículos de informação. Onde o entrevistador (Nathan Gabriel) contatou Alexsandro Souza (Coordenador da Reciclagem do MAV), visando apresentar a comunidade o projeto de reciclagem do Movimento Água é Vida.

 

Nathan Gabriel (Entrevistador): Quem é você?

Alexsandro Souza - Kim (Coordenador da Reciclagem): Meu nome é Alexsandro, tenho 22 anos e estou no MAV a três anos.

 

Nathan Gabriel (Entrevistador): O que é o MAV?

Alexsandro Souza - Kim (Coordenador da Reciclagem): O MAV é uma instituição criada em 21 de maio de 1997, com o intuito de cuidar da água, saúde e meio ambiente, por meios inovadores e de conscientização ambiental.

 

Nathan Gabriel (Entrevistador): O que é o MAV Recicla?

Alexsandro Souza - Kim (Coordenador da Reciclagem): O MAV recicla é um projeto de reciclagem onde reciclamos: papel, plástico, metal e OGR (Óleos e Gorduras Residuais), e damos a destinação correta para esses materiais, com o intuito de diminuir a degradação ambiental.

 

Nathan Gabriel (Entrevistador): Por que o MAV Recicla?

Alexsandro Souza - Kim (Coordenador da Reciclagem): Porque trabalhávamos com o OGR, mas vimos que além do óleo poderíamos conscientizar a todos que não era para juntar só o óleo, e sim papel, pet, papelão e todo material reciclável para convertemos em educação ambiental.

 

Nathan Gabriel (Entrevistador): O que vocês fazem com o material que vocês coletam?

Alexsandro Souza - Kim (Coordenador da Reciclagem): O óleo levamos para o centro de separação de resíduos, onde separamos e destinamos para a Rede Social Óleo Bahia, e de lá eles dão a destinação correta e nos dá uma ajuda de custo para voluntariado, gasolina e projetos voltados para a educação ambiental.

 

Nathan Gabriel (Entrevistador): O que vocês fazem com o recurso obtido com a venda desses resíduos?

Alexsandro Souza - Kim (Coordenador da Reciclagem): Tudo é para o suprimento da OSC (Organização da Sociedade Civil): damos uma ajuda de custo aos voluntários, gastos com gasolina, manutenção dos projetos e mesmo assim não está dando a abrangência que estamos querendo; está ficando muito difícil fazer um trabalho social na cidade.

 

Nathan Gabriel (Entrevistador): Qual a importância desse trabalho para a sociedade?

Alexsandro Souza - Kim (Coordenador da Reciclagem): Conscientizar todo mundo a cuidar do meio ambiente, pois o trabalho social para mim vale duas vezes mais que o capital. Veja, você junta no caso o óleo ou azeite pensando em vender e nós lhe informamos sobre os riscos e, mesmo assim, você só pensa em vender; se não tivesse como vender, você juntaria para o MAV, sabendo que estamos ensinando a comunidade para cuidar da nossa cidade, pra não termos problemas ambientais futuros, como: enchimento de aterros sanitários, poluição das águas nos rios, mananciais e lençóis freáticos, terras sem fertilidade por conta do óleo derramado dentre outros problemas ambientais.

 

Nathan Gabriel (Entrevistador): Qual o impacto desse trabalho diretamente no meio ambiente?

Alexsandro Souza - Kim (Coordenador da Reciclagem): Como disse, poluição das águas por exemplo: um litro de óleo contamina vinte mil litros de água; além de que, no solo, o local em que for jogado o óleo não terá mais fertilidade; temos também o entupimento de bueiros, encanações por conta de que o óleo não se mistura a nada, nem mesmo com o detergente quando se lava uma panela, ele só se destila no momento ficando mais volátil, mas na tubulação ele se separa e com o tempo ele vai ficando mais grosso, endurece tampando vias de tubulação.

 

Nathan Gabriel (Entrevistador): Deixe uma mensagem para quem está nos acompanhando.

Alexsandro Souza - Kim (Coordenador da Reciclagem): Que todos nós entremos nessa luta para cuidarmos dos nossos filhos, para viverem bem nesse mundo com mais conscientização e cuidado no meio ambiente!!



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho