POR QUE O MAV RECICLA?


15/04/2019

O MAV (Movimento Água é Vida) é uma Organização da Sociedade Civil fundada em 1997, que tem como missão: cuidar da água, da saúde e do meio ambiente. O MAV iniciou na luta em defesa da saúde no município de Feira de Santana, expandiu para a luta em defesa da água no estado da Bahia e hoje luta pelo fortalecimento da educação ambiental pelo Brasil. 
E por que o MAV faz?? Como ele faz isso?? 
A educação ambiental não é vista somente como uma atividade de sala de aula, mas uma atividade transversal que utiliza de diversos conhecimentos de mundo que vão além do que pode ser apresentado dentro de uma sala de quatro paredes e um quadro; e é por isso que o MAV recicla. 
O MAV recicla porque não existe outra opção para o nosso lixo, que só é lixo porque nós o tratamos dessa forma. O MAV recicla porque o aterro sanitário de Feira de Santana está em um nível muito alto e se não mudarmos agora, o resultado é nós vivermos no próprio lixo que produzimos. O MAV recicla porque não existe nenhuma vergonha ou inferioridade dentro desse ofício. O MAV recicla porque acredita que a reciclagem muda o mundo, muda a vida das pessoas. O MAV recicla porque a reciclagem educa as pessoas e a educação muda o mundo. O MAV recicla porque reciclagem é tudo, e como já dizia Lavoisier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". E tudo o que se transforma, muda; e tudo o que muda preserva, porque o que estamos fazendo com o meio ambiente precisa de uma intervenção urgente. O que a gente muda, ou a gente morre. E é por isso que o MAV recicla. O MAV recicla porque a dignidade da vida humana se encontra na mudança de atitude e de costumes que destroem tudo o que é vida. O MAV recicla porque a reciclagem é o caminho que quando seguido não há mais volta, e nem precisa. 
Nós precisamos nos reciclar, aproveitar aquilo é bom, deixar de lado aquilo que não nos serve e não serve a ninguém.
O MAV recicla porque não existe outra opção, nunca houve.



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho