QUEM SOMOS


11/11/2018

O Movimento Água é Vida também conhecido como MAV é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que foi fundada no dia 21 de maio de 1997 e atua em Feira de Santana e região. O MAV nasce a partir da indignação popular com os problemas da saúde que assolavam a época; um grupo de pessoas se reuniu a partir da morte de uma jovem que tentou vaga no Hospital geral Clériston Andrade e por não ter conseguido veio a óbito. O grupo veio realizando mobilizações de lá até os tempos atuais; sendo que em 2001, com a ameaça da privatização da EMBASA, o MAV mobilizou a cidade de Feira de Santana captando assinaturas para impedir que a privatização chegasse na cidade e conseguiu. No decorrer da história do movimento, foram realizados 9 seminários, 2 conferências, 2 caminhadas e entre tantos outros eventos de mobilização; sem contar os projetos que estão sendo realizados no de 2018.

 

MISSÃO

 

Cuidar da água, da saúde e do meio ambiente, por meio de atividades representativas, educacionais e operacionais de reciclagem junto à comunidade.

 

VISÃO

 

Ser referência em Feira de Santana e região, na promoção da defesa socioambiental e no processo de sensibilização coletiva até 2022.

 

VALORES

 

Ética, democracia, solidariedade, responsabilidade social, sustentabilidade, transparência.

 

PRINCÍPIOS

 

Solidariedade, a cooperação, o respeito à diversidade sem discriminação ou distinção de raça, cor, gênero, orientação sexual, credo religioso ou político, para a construção de valores de cidadania e de inclusão social e produtiva.

 

PROJETOS

 

PROJETO: ÁGUA VIVA – REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO VEGETAL E GORDURAS RESIDUAIS (2012-ATUAL)

O Movimento Água é Vida forma parcerias com estabelecimentos que fazem uso de óleo e azeite de dendê, onde o estabelecimento se compromete em doar e não descartar de maneira inadequada, e o MAV se compromete de coletar esse resíduo nos termos do estabelecimento. Para as comunidades, existem duas maneiras: Agentes Ambientais e Pontos Fixos de Coleta (Ecopontos). Os Agentes Ambientais são pessoas que possuem um conhecimento sobre o bairro em que atua, e com isso mobiliza a comunidade que mora nas proximidades para doar e armazena o óleo em sua casa e quando captam uma quantidade razoável, informam ao MAV, para que se faça a coleta. Os Ecopontos são estabelecimentos parceiros do MAV, que cedem uma parte do espaço que reside, para que a comunidade deposite a garrafa de óleo usado, na determinada área.

PROJETO: ÁRVORE VIVA (2018-ATUAL)

O MAV (Movimento Água é Vida) coletará em sua sede e nos lugares em que estiver visitando todo tipo de papel que não sirva para o uso do proprietário; 2. Esse papel será armazenado na sede do MAV; 3. Após o armazenamento em quantidade de todo papel coletado, o MAV dará o destino correto para esses papeis, diminuindo a quantidade do mesmo no meio ambiente. 4. Além do descarte correto, o MAV estará fazendo plantio de mudas, para que surja uma nova geração de árvores; 5. Selecionar alunos e moradores para que os mesmos se responsabilizem com os cuidados das mudas;

PROJETO: PEDAGÓGICO (2018-ATUAL)

O plano visa atuar através de três tipos de atividades: 1. Uma contínua, desenvolvida em articulação com o currículo das escolas participantes do projeto; 2. Uma de ações mais pontuais como gincanas, palestras, oficinas, pesquisas. 3. A terceira será visando o ensino superior e será voltado para a profissionalização dos membros do MAV e palestras para o ensino superior com pessoas especializadas.

PROJETO: COMUNICAÇÃO (2018-ATUAL)

A Comunicação visa atuar em 3 (três) níveis no Movimento Água é Vida: 1.Mobilização Social; 2.Mobilização Digital; 3.Educação Digital.



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho