NOTA DO MAV (MOVIMENTO ÁGUA É VIDA) SOBRE O CONSUMO


06/11/2018

"O conserto vai sair mais caro do que comprar um novo"

Uma frase muito comum de ser utilizada, que possivelmente, expressa um problema muito maior que está por trás de tudo isso. 
Vivemos em um mundo acelerado, onde consumimos muito de tudo um pouco, de alimentos diversos a informações diversas; o mundo hoje pode ser resumido no consumo. E isso reflete uma questão muito importante para o meio ambiente, que é: se nós precisamos consumir sempre o novo, o que faremos com as coisas que ficaram obsoletas? 
Se todo ano eu comprar um celular novo, em 50 anos eu vou ter trocado de celular 50 vezes; para onde foram os meus 49 celulares? Provavelmente para o meio ambiente, e ele pode estar se decompondo e liberando toxinas e agentes que contaminam o meio ambiente. A produção de lixo da humanidade tem aumentado expressivamente, o que demonstra nosso contexto atual. Mas a mensagem principal deste texto é: para onde vai nosso lixo?
Para que o sistema do consumo prevaleça, é necessário que as pessoas comprem, comprem, comprem. E essa compra cotidiana exige o esgotamento dos recursos e o descarte inadequado de resíduos e nossa missão hoje é sensibilizar você para que isso deixe de ser uma realidade. 
Por mais que no nosso subconsciente já esteja instaurado que o que está quebrado já não mais te serve; busque ao menos restaurar, consertar; antes mesmo de cogitar comprar um novo, foque no conserto, no zelo. E isso não é uma proposta nossa para vocês, mas é uma proposta nossa para nós mesmos, uma proposta nossa para o mundo.
O consumo tem seus pontos importantes, mas vendo sendo executado de uma maneira absurdamente acelerada negando as leis da natureza; e nesse jogo tudo o que tem vida vai perder algo, nem que seja, por fim, a própria vida.



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho